O que é a CPA?
A CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada pela Resolução nº 15/2005 do Conselho Universitário.
Sua função é coordenar os processo de avaliação interna da instituição e publicizar os resultados.
Os resultados alimentam o planejamento institucional, servem para prestar contas à sociedade e aprimorar a transparência das ações institucionais.
A CPA é composta por docentes, discentes, técnico-administrativos, representantes da sociedade civil e representantes da administração. Além desses atores, a CPA conta com um rede de Representantes Setoriais que atuam nas diversas unidades administrativas e acadêmicas da instituição.
O que é Avaliação Institucional?
O Processo de Avaliação Institucional dividide em duas etapas principais:
Avaliação Interna ou Autoavaliação: Considera a percepção da comunidade acadêmica e sociedade civil, levantando os indicadores de desempenho institucional em relação à estrutura fÃsica; à s polÃticas de gestão; à s polÃticas de ensino, pesquisa e extensão; e à responsabilidade social.
Avaliação Externa: Realizado pelo Ministério da Educação , através do Instituto de Pesquisas AnÃsio Teixeira, compreende as Avaliações de Cursos e Instituições (visitas in loco); e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE).
Acesse também:
Resultados da Avaliação Institucional